Written on 05:19 by Lúcia
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Faculdade de educação – FE
Departamento de Educação – DE
Curso: Pedagogia Período: 8º. Turno: Matutino
Disciplina: Tecnologias e mediação pedagógica
Docente: Regina Young
Discentes: Fabiene Soares de Lima, Luziano Barreto, Maria Lúcia Oliveira de Andrade Vieira
Plano de Aula
1- Identificação
Escola Municipal Professor Manoel Assis
Série: 4º ano Turno: vespertino
No. De alunos: 25 alunos
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Paródia
Duração: 4hs/a
2- Objetivos
Geral:
Compreender o processo de construção de uma paródia
Específicos:
· Conhecer a estrutura de uma música;
· Perceber através dos fonemas e grafemas as formas de rima.
3- Recursos Utilizados
· Cópias da letra de uma música;
· Cartolina;
· Tesoura;
· Hidrocor;
· Aparelho de Som;
· CD
4-Seqüência didática
1º momento: Distribuição da letra de uma música (Asa Branca) entre os alunos, para que possam conhecer a estrutura da música (como está organizada, em quais momentos aparecem as rimas, qual é o sentido delas aparecem numa música...)
2º momento: Explorando os conhecimentos prévios dos alunos, fazer questionamentos em relação à música (se já conhecem, onde estavam quando ouviram pela primeira vez, com que eles podem relacionar a letra da música...)
3º momento: Exercitar a rima (por meio de dinâmica, de troca de palavras) para que percebam diferenças entre os fonemas e grafemas.
4º momento: Ouvir a música no aparelho de som
5º momento: Cantar todos jutos
6º momento: Dividir a turma em 5 grupos de 5 alunos, solicitar a confecção de um cartaz contendo a letra da música em forma de paródia
7º momento: Socialização
4- Avaliação
Será por meio da participação e também da socialização da atividade realizada.
If you enjoyed this post Subscribe to our feed