Written on 05:19 by Lúcia

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Faculdade de educação – FE
Departamento de Educação – DE
Curso: Pedagogia Período: 8º. Turno: Matutino
Disciplina: Tecnologias e mediação pedagógica
Docente: Regina Young
Discentes: Fabiene Soares de Lima, Luziano Barreto, Maria Lúcia Oliveira de Andrade Vieira

Plano de Aula

1- Identificação

Escola Municipal Professor Manoel Assis

Série: 4º ano Turno: vespertino

No. De alunos: 25 alunos

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Paródia

Duração: 4hs/a

2- Objetivos

Geral:

Compreender o processo de construção de uma paródia

Específicos:

· Conhecer a estrutura de uma música;

· Perceber através dos fonemas e grafemas as formas de rima.

3- Recursos Utilizados

· Cópias da letra de uma música;

· Cartolina;

· Tesoura;

· Hidrocor;

· Aparelho de Som;

· CD

4-Seqüência didática

1º momento: Distribuição da letra de uma música (Asa Branca) entre os alunos, para que possam conhecer a estrutura da música (como está organizada, em quais momentos aparecem as rimas, qual é o sentido delas aparecem numa música...)

2º momento: Explorando os conhecimentos prévios dos alunos, fazer questionamentos em relação à música (se já conhecem, onde estavam quando ouviram pela primeira vez, com que eles podem relacionar a letra da música...)

3º momento: Exercitar a rima (por meio de dinâmica, de troca de palavras) para que percebam diferenças entre os fonemas e grafemas.

4º momento: Ouvir a música no aparelho de som

5º momento: Cantar todos jutos

6º momento: Dividir a turma em 5 grupos de 5 alunos, solicitar a confecção de um cartaz contendo a letra da música em forma de paródia

7º momento: Socialização

4- Avaliação

Será por meio da participação e também da socialização da atividade realizada.

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

No Comment

Postar um comentário