Plano de aula para o 5°ano do Ensino Fundamental

Written on 12:05 by tecnologiaemediação

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Departamento de Educação

Faculdade de Educação – FE

8° Período Matutino

Disciplina: Tecnologia e Mediação Pedagógica

Docente: Regina Young

Discentes: Fabiene Soares de Lima

Maria Lúcia Oliveira

Plano de aula para o 5°ano do Ensino Fundamental

1-Identificação: Escola Estadual Padre Alfredo

Ano: 5° ano Ensino Fundamental

Número de alunos: 23

2- Conteúdos: Poesias e canções de autores Regionais;

2.1- Temas transversais: Ética, cidadania e pluralidade cultural.

2.2-Áreas integradas: Língua Portuguesa, geografia, história, artes, educação física e literatura;

3-Objetivo geral: Fazer com que os alunos encarem a leitura poética como algo prazeroso;

3.1 - Objetivos específicos: Ampliar o conhecimento sobre o fazer poético; Exercitar a imaginação na produção de textos, tendo como base textos poéticos de autores regionais aproximando-se da linguagem poética e de suas peculiaridades.

4- Duração: 4 horas

5- Seqüência Didática: Distribuir pequenos cadernos onde os mesmos construirão suas poesias com base no que foi lido nos textos distribuídos de autores Regionais e CDs com músicas nordestinas que possam inspirar os alunos;

6- Recursos: Cadernos, cópias de poesias de autores Regionais, CD e aparelho de som;

7- Avaliação: A avaliação será contínua, observada pela professora da sala, que acompanhará o interesse dos alunos, através da leitura e interpretação de textos poéticos.

8- Cronograma:

Exposição do conteúdo

Distribuição de textos de autores regionais e apresentação de musicas

2 hora

Atividade

Criação de poesias

2 hora

9 -Referencias bibliográficas:

CEGALLA, Domingos Paschoal. Hora de comunicação. São Paulo. Ed. Nacional, 1992.

AMARAL, Emilia et al. Novas palavras: português, vol. Único. São Paulo: FTD, 2003.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental “Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde”. Brasil (1997).

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

No Comment

Postar um comentário