Plano de aula para o 5°ano do Ensino Fundamental

Written on 12:05 by tecnologiaemediação

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Departamento de Educação

Faculdade de Educação – FE

8° Período Matutino

Disciplina: Tecnologia e Mediação Pedagógica

Docente: Regina Young

Discentes: Fabiene Soares de Lima

Maria Lúcia Oliveira

Plano de aula para o 5°ano do Ensino Fundamental

1-Identificação: Escola Estadual Padre Alfredo

Ano: 5° ano Ensino Fundamental

Número de alunos: 23

2- Conteúdos: Poesias e canções de autores Regionais;

2.1- Temas transversais: Ética, cidadania e pluralidade cultural.

2.2-Áreas integradas: Língua Portuguesa, geografia, história, artes, educação física e literatura;

3-Objetivo geral: Fazer com que os alunos encarem a leitura poética como algo prazeroso;

3.1 - Objetivos específicos: Ampliar o conhecimento sobre o fazer poético; Exercitar a imaginação na produção de textos, tendo como base textos poéticos de autores regionais aproximando-se da linguagem poética e de suas peculiaridades.

4- Duração: 4 horas

5- Seqüência Didática: Distribuir pequenos cadernos onde os mesmos construirão suas poesias com base no que foi lido nos textos distribuídos de autores Regionais e CDs com músicas nordestinas que possam inspirar os alunos;

6- Recursos: Cadernos, cópias de poesias de autores Regionais, CD e aparelho de som;

7- Avaliação: A avaliação será contínua, observada pela professora da sala, que acompanhará o interesse dos alunos, através da leitura e interpretação de textos poéticos.

8- Cronograma:

Exposição do conteúdo

Distribuição de textos de autores regionais e apresentação de musicas

2 hora

Atividade

Criação de poesias

2 hora

9 -Referencias bibliográficas:

CEGALLA, Domingos Paschoal. Hora de comunicação. São Paulo. Ed. Nacional, 1992.

AMARAL, Emilia et al. Novas palavras: português, vol. Único. São Paulo: FTD, 2003.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental “Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde”. Brasil (1997).

Written on 05:19 by Lúcia

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Faculdade de educação – FE
Departamento de Educação – DE
Curso: Pedagogia Período: 8º. Turno: Matutino
Disciplina: Tecnologias e mediação pedagógica
Docente: Regina Young
Discentes: Fabiene Soares de Lima, Luziano Barreto, Maria Lúcia Oliveira de Andrade Vieira

Plano de Aula

1- Identificação

Escola Municipal Professor Manoel Assis

Série: 4º ano Turno: vespertino

No. De alunos: 25 alunos

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Paródia

Duração: 4hs/a

2- Objetivos

Geral:

Compreender o processo de construção de uma paródia

Específicos:

· Conhecer a estrutura de uma música;

· Perceber através dos fonemas e grafemas as formas de rima.

3- Recursos Utilizados

· Cópias da letra de uma música;

· Cartolina;

· Tesoura;

· Hidrocor;

· Aparelho de Som;

· CD

4-Seqüência didática

1º momento: Distribuição da letra de uma música (Asa Branca) entre os alunos, para que possam conhecer a estrutura da música (como está organizada, em quais momentos aparecem as rimas, qual é o sentido delas aparecem numa música...)

2º momento: Explorando os conhecimentos prévios dos alunos, fazer questionamentos em relação à música (se já conhecem, onde estavam quando ouviram pela primeira vez, com que eles podem relacionar a letra da música...)

3º momento: Exercitar a rima (por meio de dinâmica, de troca de palavras) para que percebam diferenças entre os fonemas e grafemas.

4º momento: Ouvir a música no aparelho de som

5º momento: Cantar todos jutos

6º momento: Dividir a turma em 5 grupos de 5 alunos, solicitar a confecção de um cartaz contendo a letra da música em forma de paródia

7º momento: Socialização

4- Avaliação

Será por meio da participação e também da socialização da atividade realizada.

Livro: Cidadania e redes digitais

Written on 04:59 by Regina Young

LIVRO: CIDADANIA E REDES DIGITAIS

Sugestão Para Plano de Aula

Written on 04:57 by Alex Gadelha

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DE
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
DOCENTE: REGINA YOUNG
DISCENTES: ALEX CARLOS GADELHA
DANYELA RODRIGUES DE SOUSA


SUGESTÃO PARA PLANO DE AULA
Identificação:

4º Ano do Ensino Fundamental

Área do Conhecimento:

Língua Portuguesa

Conteúdo:

Gramática: Adjetivo.

Objetivos:
- Introduzir o assunto adjetivo.
- Estimular a capacidade de identificar adjetivos nas letras musicais.

Duração:
4 horas – Um dia de aula.

Sequência didática (Detalhamento da Metodologia):

1º Momento: Roda de conversa: A dinâmica consiste em organizar as cadeiras em círculo e pedir para que os alunos descrevam as características dos colegas da sala a fim de apresentar o tema.

2º Momento: Utilizar o livro didático de Língua Portuguesa para explicar o conceito de adjetivo. Fazer a leitura do texto e aplicar a atividade proposta de identificar adjetivos no texto.

Intervalo para Recreação

3º Momento: Através do projetor multimídia e da caixa amplificadora escutar e visualizar o clip da música “Aquarela” de Toquinho com legenda.

4º Momento: Repetir o vídeo orientando-os a identificar e escrever no caderno os adjetivos encontrados na música.

5º Momento: Utilizar o dicionário para descrever o significado de 10 adjetivos escolhidos pelos alunos.

Recursos:

Livro Didático e Dicionário de Língua Portuguesa;
Clip Musical;
Projetor Multimídia;
Notebook;
Caixa amplificadora.

Avaliação

Contínua, considerando a participação e a produção dos alunos nas atividades.