Written on 12:05 by tecnologiaemediação
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Departamento de Educação
Faculdade de Educação – FE
8° Período Matutino
Disciplina: Tecnologia e Mediação Pedagógica
Docente: Regina Young
Discentes: Fabiene Soares de Lima
Maria Lúcia Oliveira
Plano de aula para o 5°ano do Ensino Fundamental
1-Identificação: Escola Estadual Padre Alfredo
Ano: 5° ano Ensino Fundamental
Número de alunos: 23
2- Conteúdos: Poesias e canções de autores Regionais;
2.1- Temas transversais: Ética, cidadania e pluralidade cultural.
2.2-Áreas integradas: Língua Portuguesa, geografia, história, artes, educação física e literatura;
3-Objetivo geral: Fazer com que os alunos encarem a leitura poética como algo prazeroso;
3.1 - Objetivos específicos: Ampliar o conhecimento sobre o fazer poético; Exercitar a imaginação na produção de textos, tendo como base textos poéticos de autores regionais aproximando-se da linguagem poética e de suas peculiaridades.
4- Duração: 4 horas
5- Seqüência Didática: Distribuir pequenos cadernos onde os mesmos construirão suas poesias com base no que foi lido nos textos distribuídos de autores Regionais e CDs com músicas nordestinas que possam inspirar os alunos;
6- Recursos: Cadernos, cópias de poesias de autores Regionais, CD e aparelho de som;
7- Avaliação: A avaliação será contínua, observada pela professora da sala, que acompanhará o interesse dos alunos, através da leitura e interpretação de textos poéticos.
8- Cronograma:
Exposição do conteúdo | Distribuição de textos de autores regionais e apresentação de musicas | 2 hora |
Atividade | Criação de poesias | 2 hora |
9 -Referencias bibliográficas:
CEGALLA, Domingos Paschoal. Hora de comunicação. São Paulo. Ed. Nacional, 1992.
AMARAL, Emilia et al. Novas palavras: português, vol. Único. São Paulo: FTD, 2003.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental “Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde”. Brasil (1997).
|
Written on 05:19 by Lúcia
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Faculdade de educação – FE
Departamento de Educação – DE
Curso: Pedagogia Período: 8º. Turno: Matutino
Disciplina: Tecnologias e mediação pedagógica
Docente: Regina Young
Discentes: Fabiene Soares de Lima, Luziano Barreto, Maria Lúcia Oliveira de Andrade Vieira
Plano de Aula
1- Identificação
Escola Municipal Professor Manoel Assis
Série: 4º ano Turno: vespertino
No. De alunos: 25 alunos
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Paródia
Duração: 4hs/a
2- Objetivos
Geral:
Compreender o processo de construção de uma paródia
Específicos:
· Conhecer a estrutura de uma música;
· Perceber através dos fonemas e grafemas as formas de rima.
3- Recursos Utilizados
· Cópias da letra de uma música;
· Cartolina;
· Tesoura;
· Hidrocor;
· Aparelho de Som;
· CD
4-Seqüência didática
1º momento: Distribuição da letra de uma música (Asa Branca) entre os alunos, para que possam conhecer a estrutura da música (como está organizada, em quais momentos aparecem as rimas, qual é o sentido delas aparecem numa música...)
2º momento: Explorando os conhecimentos prévios dos alunos, fazer questionamentos em relação à música (se já conhecem, onde estavam quando ouviram pela primeira vez, com que eles podem relacionar a letra da música...)
3º momento: Exercitar a rima (por meio de dinâmica, de troca de palavras) para que percebam diferenças entre os fonemas e grafemas.
4º momento: Ouvir a música no aparelho de som
5º momento: Cantar todos jutos
6º momento: Dividir a turma em 5 grupos de 5 alunos, solicitar a confecção de um cartaz contendo a letra da música em forma de paródia
7º momento: Socialização
4- Avaliação
Será por meio da participação e também da socialização da atividade realizada.
|
Written on 04:59 by Regina Young
LIVRO: CIDADANIA E REDES DIGITAIS
|
Written on 04:57 by Alex Gadelha
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DE
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
DOCENTE: REGINA YOUNG
DISCENTES: ALEX CARLOS GADELHA
DANYELA RODRIGUES DE SOUSA
SUGESTÃO PARA PLANO DE AULA
Identificação:
4º Ano do Ensino Fundamental
Área do Conhecimento:
Língua Portuguesa
Conteúdo:
Gramática: Adjetivo.
Objetivos:
- Introduzir o assunto adjetivo. - Estimular a capacidade de identificar adjetivos nas letras musicais.
Duração:
4 horas – Um dia de aula.
Sequência didática (Detalhamento da Metodologia):
1º Momento: Roda de conversa: A dinâmica consiste em organizar as cadeiras em círculo e pedir para que os alunos descrevam as características dos colegas da sala a fim de apresentar o tema.
2º Momento: Utilizar o livro didático de Língua Portuguesa para explicar o conceito de adjetivo. Fazer a leitura do texto e aplicar a atividade proposta de identificar adjetivos no texto.
Intervalo para Recreação
3º Momento: Através do projetor multimídia e da caixa amplificadora escutar e visualizar o clip da música “Aquarela” de Toquinho com legenda.
4º Momento: Repetir o vídeo orientando-os a identificar e escrever no caderno os adjetivos encontrados na música.
5º Momento: Utilizar o dicionário para descrever o significado de 10 adjetivos escolhidos pelos alunos.
Recursos:
Livro Didático e Dicionário de Língua Portuguesa;
Clip Musical;
Projetor Multimídia;
Notebook;
Caixa amplificadora.
Avaliação
Contínua, considerando a participação e a produção dos alunos nas atividades.
|